Resiliência e Mudanças Impactantes no Ambiente de Trabalho

Em diferentes momentos o profissional que consegue desenvolver resiliência encontra facilidade em captar e aproveitar oportunidades de recuperação, superação, e até mesmo melhorias pessoais. Como esses profissionais podem impactar nas ações da empresa em momentos de crise?
Este é um desafio dos gestores nos tempos atuais…
Soraya Oliveira adota a metodologia do Coaching Cognitivo Resiliente e traz a sua experiência com exemplos práticos de como explorar estes perfis.


Conteúdo

Apresentação com 02 (duas) horas de duração, abordando brevemente o conceito de resiliência e qual a sua relevância para a realização profissional, prevenção de desgastes e melhor harmonia no ambiente de trabalho. Espera-se despertar o ato de incentivar, valorizar e reconhecer o mérito/competência pessoal do participante, visando o crescimento de seu conhecimento pessoal para preparação do desenvolvimento da Resiliência. Em segundo lugar, melhorar a definição de sua contribuição nas atividades profissionais.

Espera-se fortalecer o ato de o participante conhecer as emoções básicas e ampliar a capacidade de enxergar o “todo” e “causa e efeito” dos fatores críticos para o sucesso da equipe diante do estresse gerado por mudanças ou situações “fora de seu controle ou área de atuação”.


Palestrante – Soraya Oliveira

Trabalho com a promoção da Resiliência na vida das pessoas. Adoto uma metodologia sistematizada cientificamente a partir da “Abordagem Resiliente” (Barbosa, 2009), denominada CCR – Coaching Cognitivo Resiliente.

Sou Coach formada e associada à Sociedade Brasileira de Resiliência (SOBRARE). Costumo dizer que tenho mais de 20 anos de atuação no desenvolvimento de pessoas, enquanto implantava projetos de tecnologia e inovação em empresas. Sou proprietária da Consultoria i3 Governança de Projetos. Fui responsável pela implantação e gestão de Escritórios de Projetos e atuei na governança de grandes programas estratégicos para empresas de grande porte, nacionais e multinacionais de Tecnologia da Informação e da Área Financeira. Sou MBA em Finanças Pessoais pela FIPECAFI e especialista em gerenciamento de projetos. Possuo certificações, como: PMP, PRINCE2, PSM I (Scrum) e HCMP (Human Change Management Professional).

Durante minha carreira, desde minha formação em TI, busquei especialização técnica e pessoal para lidar com as situações corporativas que exigiam, cada vez mais determinação e esforço para a superação – muitas vezes às custas de muito sacrifício emocional.

Nesta busca, descobri um comportamento com nome diferente, a Resiliência.

Essa capacidade é inata no ser humano que para aflorar na adversidade, precisa ser desenvolvida, precisa ser treinada. Esse treino pode ficar ao encargo da vida ou pode ser conduzido por meio de um processo orientado que explore a cesta de modelos de crenças que compõem a Resiliência, promovendo a atribuição de novos significados. Tudo isso, de maneira que deixe você preparado para ser resiliente quando a adversidade chegar.

Esse é o motivo que levou esta profissional de TI a ter paixão pelo tema e a se especializar no desenvolvimento da Resiliência.


Institucional

A i3GP, por meio dos conceitos de Governança de Projetos, atua com o principal objetivo de promover o aumento da eficácia de seus clientes em realizar projetos e entregar os objetivos de negócio (Benefícios), de forma estruturada, sustentável, respeitando suas prioridades estratégicas e, sobretudo, o desenvolvimento do capital humano.

Esta vocação para o desenvolvimento de soft-skills, principalmente para o enfrentamento de ambientes de estresse e pressão inerentes ao contexto de projetos, e para desenvolvimento da capacitação técnica, permite à i3GP elaborar soluções inovadoras e, ao mesmo tempo, de fácil aplicação, permitindo otimizar o dia-a-dia de seus clientes.

Um dos diferenciais da i3GP no desenvolvimento do capital humano é a nossa especialização na Abordagem Resiliente desenvolvida pela (Sociedade Brasileira de Resiliência), instituição à qual é parceira e associada.

A i3GP Conta com equipe multidisciplinar, composta por profissionais formados pela SOBRARE em Coaching Cognitivo Resiliente, com mais de 20 anos de experiência no mercado de tecnologia de informação, atuando em empresas de grande porte nacionais e multinacionais nas áreas de TI, Metodologia, Processos, Qualidade e Governança.