Oficina de gestão de processos e análise e solução de problemas (Kaizen!)

Público-Alvo: Analistas, coordenadores e gestores que atuam em áreas administrativas, qualidade e produtividade, atendimento e relacionamento com o cliente, gestão de serviços e operações.

Estratégia: Apresentação da teoria relacionada com gestão de processos, combinada com exemplos, exercícios e estudos de caso.

Carga Horária: 08 H Presencias

Objetivos:

  • Capacitar os participantes no entendimento dos principais conceitos e aplicações das técnicas e métodos para a melhoria incremental de processos.
  • Promover o pensamento e argumentação crítica sobre ações de melhoria e inovações, analisando os seus impactos em termos de custos e benefícios de modo a transformar estas oportunidades em vantagem competitiva.
  • Proporcionar uma visão focada em eficácia e eficiência de processos, garantindo a otimização e sustentabilidade das operações do negócio.
  • Proporcionar uma visão multidisciplinar, visando compreender, analisar e discutir o uso mais adequado das técnicas e métodos, objetivando a otimização do sistema.

Conteúdo programático:

  • Gestão de melhoria e engenharia de processos: O conceito de gestão de processos. A diferença entre melhoria incremental (kaizen) e (re)engenharia de processos (kaikaku).
  • Indicadores de desempenho: Os conceitos de eficácia e eficiência em processos. Os critérios de desempenho esperados. Conceito de meta e faixa de tolerância.
  • Variabilidade: O conceito e os efeitos da variabilidade no processo. O sistema da qualidade ISO. Sua aplicação no método six sigma.
  • Tipos de gestão de processos: As formas de gestão de gestão de processos (atingindo uma meta, solucionando um problema e alcançando uma meta de melhoria). O conceito de inovação.
  • Método PDCA (Plan do check act) e análise e solução de problemas: As etapas e ferramentas relacionadas. Condução de Estudo de caso I: O problema de uma cadeia de resorts.
  • Ferramentas: Cadeia de valor, Fluxograma operacional, Gráfico de Pareto, Diagrama de Ishikawa, 5W2H e FMEA (Failure mode and effect analysis). Exemplos e exercícios de fixação.
  • Estudo de caso II: O problema da Diskpizza.

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