Oficina de engenharia de processos e engenharia e análise de valor

Público-Alvo: Analistas, coordenadores e gestores que atuam em áreas administrativas, qualidade e produtividade, atendimento e relacionamento com o cliente, gestão de serviços e operações.

Estratégia: Apresentação da teoria relacionada com gestão de processos, combinada com exemplos, exercícios e estudos de caso.

Pré requisito: Oficina de gestão de processos e análise e solução de problemas

Carga Horária: 24 H Presencias

Objetivos:

  • Capacitar os participantes no planejamento e desenvolvimento de um projeto completo de engenharia de processos.
  • Capacitar os participantes para a implantação de um projeto de processos do tipo ERP ou centro de serviços compartilhados.
  • Capacitar os alunos nos desafios da implantação de um escritório de processos.
  • Capacitar os alunos nas técnicas de avaliação de investimentos e de engenharia e análise de valor.

Conteúdo programático:

  • Tipo de processos de serviços e posicionamento: Loja de serviços, fábrica de serviços, serviços de massa e serviços profissionais, suas características e implicações.
  • Etapas de um projeto de engenharia de processos: Planejamento, Levantamento situação atual (AS IS) Desenho (TO BE), Execução, planejamento das ações, Implantação e Pós implantação.
  • Ferramentas utilizadas em projetos de engenharia de processo: O modelo operacional, fluxo operacional, mapa de riscos operacionais, diagrama de esforço impacto. Técnicas de avaliação de investimentos: As técnicas de VPL – Valor presentelíquido, TIR Taxa interna de retorno e PB Payback. Vantagens e desvantagens na utilização.
  • Modelo de avaliação de investimentos: Cálculo de dispêndios e benefícios. Os impactos do benefício fiscal e depreciação.
  • Conceitos básicos de gestão de projetos: Definição de projeto, programa e portifólio. Os processos de gestão de projeto (iniciação, planejamento, execução e monitoração e controle e encerramento). As dez áreas de conhecimento em gestão de projetos.
  • Principais técnicas e ferramentas de gestão de projetos: As ferramentas de termo de abertura de projeto, EAP (estrutura analítica de projeto), diagrama de sequência e montagem de cronograma. Conceitos e aplicação da técnica de caminho crítico (CPM – critical path method) e técnica PERT.
  • Gestão da mudança: A importância da comunicação, capacitação e análise de impactos.
  • Estudo de caso I: caso da da empresa de medicina diagnóstica
  • Estudo de caso II: O caso do Centro de serviços compartilhados
  • Estruturação e implantação de um escritório de processos.
  • Engenharia e análise de valor: A origem e a motivação. O conceito de valor em produtos e processos. Mostrar os conceitos da ferramenta de engenharia e análise de valor. Identificação das funções de valor: o diagrama FAST. Cálculo de custos e custos relativos. Cálculo de benefícios (Diagrama de Mudge). O gráfico COMPARE (análise da compatibilidade valor vs custo).

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